segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Presença de Deus no deserto e na boa terra - Deuteronômio 8

As nossas vidas parecem, muitas vezes, passar por ciclos de altos e baixos. Estamos vivenciando o paraíso num momento, e, de repente, ocorre uma queda, sofremos desilusões, frustrações, passamos pelo deserto, até chegar à boa terra. Essa dinâmica representa bem o que ocorreu com alguns do povo de Deus no Antigo Testamento e isso é significativo e representativo dos ciclos de nossas vidas.
 
Obviamente, os desertos e mananciais não podem ser limitados somente à esfera material, social e geopolítica, pode haver aridez na abundância e grande contentamento na escassez. O que me parece relevante, e é exatamente a grande dádiva nos dois extremos, refere-se à ação e à presença de Deus em ambos, bem como a tendência humana de se esquecer de Deus e se exaltar.
 
O capítulo 8 do livro de Deuteronômio mostra que Deus levou o povo de Israel a peregrinar no deserto por 40 anos, a fim de corrigi-los, ensiná-los e de prová-los. Este projeto educacional de Deus não foi simplesmente para prepará-los, pela dureza, para a vida, mas para que aprendessem profundamente quem Deus era, para valorizarem a Deus, aprenderem a confiar nEle e à depender da providência dEle.
 
O povo havia recebido os 10 mandamentos, que é a lei moral de Deus, mas também estatutos que regulamentariam a vida na terra prometida.
E o destaque recai sobre a necessidade de obediência e o dever de refletir o caráter divino de justiça e de não se esquecer de Deus.
 
Deus os libertou, os disciplinou no deserto e os fez conquistar a boa terra, sendo a Sua presença o grande diferencial desta jornada.
 
Lições do deserto e da boa terra:
  • Deus pode levá-lo aonde Ele quiser, seja humilde e dependente dEle.
  • A providência de Deus, geralmente, nos surpreende, dando-nos o suficiente para vivermos, mesmo nos contextos mais improváveis. Confie e perceba Deus!
  • Existem coisas que precisam ser trabalhadas em nós para que aprendamos a valorizar Deus e isso pode ser dolorido, mas necessário. Não desanime!
  • Encare as provas da vida como instrumentos do amor de Deus para moldá-lo - seja humilde para aprender e sinta-se amado.
  • Tanto os desertos da vida, quanto a boa terra, podem ser o cenário do esquecimento de quem Deus deve ser na sua vida, mas são neles que Deus quer se revelar a você. Não seja murmurador e nem egocêntrico, saiba esperar e se alegrar em Deus.
  • Quando Deus lhe favorecer, seja grato e não se vanglorie. Adore a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz.
Por onde passar, que Deus esteja com você!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário