terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resoluções para 2014 #vemcomigoDeus

Em Êxodo 33, Moisés se encontra numa problemática, que pode nos preparar para a nossa jornada nesse novo ano que se inicia, ou além, em todos os nossos dias e empreendimentos.

Moisés vem envolvido com a dinâmica da libertação do povo judeu da servidão no Egito, vivenciando o difícil rompimento com a tirania de Faraó, que oferece resistência (inútil diante de Deus), que afligiria qualquer mortal. Nesse ínterim, há os mais temerosos ainda, que insistem na desistência e tentadora, mas equivocada, acomodação. Em Exôdo 32, o povo que havia presenciado grandes manifestações de Deus, se impacienta e volta-se para a idolatria - roubam a glória de Deus e passam a confiar em um objeto e não na pessoa de Deus.

As resistências internas e os pecados dos que nos rodeiam (sem falar dos nossos), geralmente, oferecem grande desânimo, contudo esta história não é apenas um capítulo das revoltas humanas e seus reveses, mas uma amostra e uma parcela da história da redenção do homem, liderada por Deus. Há a tipificação de todo evangelho e de Jesus nestes registros de queda, juízo, aliança, graça e redenção.

Voltando ao meu ponto de Êxodo 33, que inspirou a hashtag do título #vemcomigoDeus, Moisés está diante da declaração de Deus de que pela dureza, rebeldia, falta de humildade e de dependência, Ele se colocaria distante ou, indiretamente, ausente daquela jornada, a partir daquele ponto, para que não viesse a trazer juízo imediato sobre eles.

Moisés sente o peso daquele momento, sua confiança se abala sem a presença próxima de Deus e ele faz um pedido para aquele que tinha se revelado a ele e de quem havia recebido graça de estar na presença de forma ímpar; que este confirmasse o seu favor sobre ele, com a sua presença - "se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui" 33.15. Observe que ele não diz "nós não subiremos", porque ele sabia que era Deus que tinha poder sobre eles, se Faraó não pôde resistir, tampouco eles. Moisés não pode e não quer continuar sem a certeza da presença incomparável de Deus.

#vemcomigoDeus em 2014 é o desejo pessoal que clamo sobre nós, para que o SENHOR seja a presença que almejamos a cada dia.

#vemcomigoDeus numa cultura tão autocentrada, que tem confiado mais no seu próprio braço e em coisas vãs, do que em Ti.

#vemcomigoDeus para passar a Tua bondade, a Tua graça e o Teu amor diante de nós e por meio de nós.

#vemcomigoDeus porque só Tu és Deus acima no céu e embaixo na terra.

#vemcomigoDeus para que nos momentos críticos eu possa descansar na Tua presença.

#vemcomigoDeus livrar-me de todo pecado, jactância e autossuficiência, para que a Tua presença, por meio de Jesus, seja abundante e meu maior bem.

E você, qual a sua resolução para este ano e para sua vida?

Que em 2014, Deus lhe conceda a graça de estar sempre na presença dEle e de se voltar para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário